whatsapp-logo-1.png
Buscar
  • Alexandre Francischinelli

Consultoria de Marketing Digital: Qual é a ideal para o seu negócio?



Ingressar no mundo da internet exige ajuda profissional para empresas que querem iniciar o trabalho do zero. A dúvida do "por onde começar" transforma-se em respostas ao contratar uma empresa de consultoria de Marketing Digital.


Muitos gestores já conhecem algumas das ferramentas de atuação digital como as redes sociais, e-mail marketing, sites, blogs, podcasts e links patrocinados do Google. Porém, o dilema está onde fazer o investimento certo, no lugar certo, para o público certo.


Por se tratar de uma frente de negócios extremamente nova, a consultoria de Marketing Digital torna-se a opção mais viável para empresas que entendem a necessidade da atuação em ferramentas on-line. Contudo, a empresa precisa, antes, adquirir expertise para iniciar este tipo de trabalho e extrair resultados satisfatórios.


Neste contexto, a ajuda de especialistas pode direcionar empresas, produtos e serviços para os locais ideais. O posicionamento digital perante ao seu público faz toda a diferença. O suporte especializado vai entender o comportamento de seu cliente que utiliza as ferramentas digitais para decisões de compra.


O que esperar de uma consultoria de Marketing Digital?


Inicialmente ela identifica pontos-chave de atuação da empresa. O que ela faz de positivo e de negativo? O diagnóstico de problemas em todas as operações de uma empresa é o primeiro passo para elaborar um plano de desenvolvimento que inclui incremento de vendas e satisfação do consumidor. A partir desta análise, a consultoria pode implementar soluções rápidas para incrementar o contato de seus clientes atuais e potenciais por meio das ferramentas on-line: sites, landing pages, redes sociais, blog, e-mail marketing, Google, entre outros. Este diagnóstico inicial já reflete em ações efetivas – como o aumento de pessoas buscando informações sobre a sua empresa e seus produtos.


O passo seguinte visa elaborar de forma conjunta um planejamento de acordo com as diretrizes da empresa. Os objetivos de negócio, a realidade de mercado, o público-alvo, as metas de vendas e de atendimento serão incluídos neste plano. A consultoria de Marketing Digital ainda vai utilizar ferramentas coerentes com o mercado para fazer cálculos de investimentos e tempo necessário para alcance de resultados. Preparar colaboradores para a execução deste plano de atuação também faz parte desta etapa. Além disso, muitas das projeções podem ser feitas de forma antecipada, como por exemplo, quantas pessoas serão alcançadas com o investimento inicial e qual o potencial de vendas concluídas a partir de visitas ao site da empresa.


O planejamento da consultoria de Marketing Digital alinhada aos objetivos de sua empresa contribui com o incremento de vendas e lucratividade, com satisfação de colaboradores e/ou clientes, e ainda fortalece a imagem corporativa de sua instituição.


Por fim, o planejamento do presente deve estar alinhado com o do futuro. Quais os próximos passos? A consultoria de Marketing Digital também deve elaborar um plano de ação conjunta, dentro das possibilidades da empresa, para o aprimoramento e expansão de suas atividades. A partir do planejamento inicial feito e da aferição de resultados, a consultoria mostra quais os potenciais que podem ser explorados e também identifica falhar que merecem mais atenção. Por exemplo: Se a taxa de visitação do site está baixa, no entanto as conversões pelo Facebook estão boas, o especialista pode demonstrar a melhor forma de aplicar recursos e transformá-los em oportunidade de negócio.


Lembre-se que ao contratar uma consultoria de Marketing Digital, todos os projetos, planos, metas e prazos têm cronograma muito bem definidos. A consultoria de Marketing Digital não é eterna. Ela deve preparar a empresa para os desafios de mercado a partir de seu próprio trabalho e mérito.


Como a consultoria de Marketing Digital NÃO muda a atuação de seu negócio?

Da mesma forma que a contratação de uma consultoria de Marketing Digital pode ajudar a sua empresa, existem pontos que ela não pode ser responsabilizada. A consultoria tem caráter educativo para elaboração de planos de ação para empresas. O gestor da empresa será o responsável pleno de execução de atividades com sua equipe de profissionais. Postagens em redes sociais, criação de sites e landing pages, produção de conteúdo extra, entre outras funções são feitas pelo consultor. A consultoria faz o monitoramento e análise dos resultados atingidos pelo plano de atuação digital. Outras consultorias ainda oferecem serviços de criação e otimização de campanhas no Google, no entanto, é fundamental entender o papel distinto entre gestor e consultoria.


Vale ressaltar que o trabalho de consultoria não corresponde ao trabalho de período integral. Os contratos são negociados por hora e não necessariamente precisam ser presenciais. Todo contrato terá informações precisas sobre suporte de dúvidas, agendamento de reuniões, treinamentos e formas de contato - que podem ser feitas também por e-mail, celular ou skype, por exemplo.


Outra sugestão importante é que a empresa possua um colaborador responsável pelo trabalho de Marketing Digital e possa fazer a ponte para troca de informações e aprendizados entre consultoria e gestor. Com isso, certamente sua empresa terá melhor aproveitamento do investimento feito na consultoria de Marketing Digital.

Se precisar de mais informações, contate a FAZER DIGITAL - a consultoria certa para você implementar sua estratégia digital.

SIGA FAZER DIGITAL

FAZER DIGITAL

Uma assessoria em marketing digital que utiliza plataforma de mídia Google Ads para alavancar vendas de pequenas empresas

e profissionais autônomos no mercado.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Rua Frei Caneca, 61 Consolação, São Paulo.

©2020 Fazer Digital. Criado por Alexandre Francischinelli